sexta-feira, 22 de abril de 2016

Mibsan Alvarenga - A história de Salomão

Resultado de imagem para salomão
    Salomão
    Rei de Israel
    Salomão foi um rei de Israel, filho de David com Bate-Seba, que teria se tornado o terceiro rei de Israel, governando durante cerca de quarenta anos. Wikipédia

Rei Salomão


Rei Salomão em seu trono

O sábio rei Salomão

SALOMÃO era adolescente quando se tornou rei. Amava a Jeová e seguia o bom conselho de seu pai, Davi. Jeová agradava-se de Salomão e, por isso, disse-lhe certa noite num sonho: ‘Salomão, o que quer que eu lhe dê?’
Salomão respondeu: ‘Jeová, meu Deus, sou muito jovem e não sei governar. Dê-me sabedoria para governar seu povo de modo certo.’
Jeová gostou do que Salomão pediu. Assim, Ele disse: ‘Visto que pediu sabedoria e não vida longa nem riquezas, vou dar-lhe mais sabedoria do que qualquer outro já teve. Mas vou dar-lhe também o que não pediu: riquezas e glória.’
Pouco depois, chegaram a Salomão duas mulheres com um problema. ‘Esta mulher e eu moramos na mesma casa’, explicou uma. ‘Dei à luz um menino, e, dois dias depois, ela também deu à luz um menino. Daí, certa noite, o menino dela faleceu. Mas, enquanto eu dormia, ela pôs o bebê morto ao meu lado e tomou o meu. Quando acordei e vi o menino morto, sabia que não era meu.’
Então, a outra mulher disse: ‘Não! O vivo é meu e o morto é dela!’ A primeira respondeu: ‘Não! O morto é seu e o vivo é meu!’ Foi assim que as mulheres discutiam. O que fez Salomão?
Mandou trazer uma espada, e então disse: ‘Cortem o bebê vivo em dois, e deem metade a cada mulher.’

Duas mulheres ao lado de um servo de Salomão que segura um bebê e uma espada
‘Não!’ gritou a mãe verdadeira. ‘Por favor, não matem o bebê. Deem-no a ela!’ Mas a outra disse: ‘Não o deem a nenhuma de nós; cortem-no em dois.’
Finalmente, Salomão falou: ‘Não matem o menino! Deem-no à primeira mulher. Ela é a mãe dele.’ Salomão sabia que a verdadeira mãe amava tanto o bebê que estava disposta a dá-lo à outra mulher, para que não fosse morto. Quando o povo soube como Salomão resolveu o problema, alegrou-se de ter um rei tão sábio.
No reinado de Salomão, Deus abençoou o povo por fazer o solo produzir muito trigo, cevada, uvas, figos e outros alimentos. As pessoas usavam boa roupa e viviam em boas casas. Havia mais do que o suficiente de tudo o que era bom, para todos.


O Rei Salomão

Salomão foi filho de Davi, o grande rei de Israel. Após sua morte, foi Salomão quem o sucedeu. A Bíblia conta que, certa noite, Salomão teve um sonho. Sonhou que Deus dizia: “Pede o que queres que Eu te dê.” Salomão, ainda jovem, com prudência admirável, pediu a Deus que lhe desse sabedoria para governar. Diz a Bíblia que Deus agradou-se tanto do pedido que, além de sabedoria, deu a Salomão tudo mais que um homem pode querer: poder, riqueza, inteligência, glória e muitos anos de vida para poder aproveitar tudo isso.
É bastante conhecida a história que versa sobre a sabedoria de Salomão – a de duas prostitutas que vieram até ele exigindo, ambas, a guarda de uma criança. Uma delas disse que a outra havia dormido em cima de seu verdadeiro filho, matando-o sufocado. Ela então trocou as crianças enquanto a outra dormia com seu bebê saudável. Entretanto as duas diziam ser a mãe do bebê. Salomão mandou que trouxessem uma espada para cortar ao meio a criança viva e dar uma metade para cada mulher. A falsa mãe deu de ombros, mas a verdadeira desesperou-se. Salomão então deu o bebê à mulher que nutria verdadeiro amor pelo filho.
“Saber é poder”, diz o dito popular. Isso faz com que pensemos a respeito da importância da sabedoria em nossas vidas e de como ela pode abrir portas para as mais variadas conquistas. O saber é o instrumento que nos garantirá uma vida mais digna e nos proverá o bem-estar essencial para nossa felicidade. E é necessário muita dedicação para conquistá-lo e para torná-lo nosso aliado nas batalhas do dia-a-dia.
Aliás, o que será que pediriam os moços e as moças de nossa geração se lhes fosse dada a mesma oportunidade oferecida ao rei Salomão? O que desejariam receber? O que considerariam mais importante na vida? Felizmente começamos a ver jovens presentes em campanhas fraternas, trabalhos voluntários, projetos voltados às comunidades carentes. Um indício de sabedoria.
A Editora Salomão, ao tomar do rei da sabedoria o nome emprestado, tem o dever de incentivar essa mudança e prosseguir incutindo, através de suas publicações, em nossas crianças e adolescentes, lições e exemplos que contribuam à formação de seu caráter para que possamos moldar seres humanos mais sábios, empreendedores e competentes. Seres que tragam em si a prudência e a sensatez do rei.
O Logotipo da Editora
Ao criarmos a logomarca da Editora Salomão, buscamos desenvolver uma representação gráfica simples que pudesse transmitir um pouco dos nossos objetivos.
A estrela no centro da logomarca representa o signo de Salomão, a estrela de cinco pontas também conhecida como pentagrama. Essa estrela, ao ser composta com as cores que representam os cinco continentes (preto da África, amarelo da Ásia, azul da Oceania, vermelho da Europa e verde da América), dentro de um círculo, torna-se um poderoso Pentáculo.
Salomão foi, sem dúvidas, o maior criador de Pentáculos. O Pentáculo não é um amuleto ou talismã, mas sim uma obra intelectual desenvolvida pelo espírito. Trata-se de uma figura simbólica, emissora fluídica e verdadeiro utensílio de ação. O tipo de proteção e a composição de seus desenhos mostram um elevadíssimo espírito de pesquisa, um profundo desejo de compreensão e de comunicação espiritual com Deus, seja qual for a crença em questão.
Trazem em si o absoluto refratado em alguns poucos, mas simples simbolismos: o resumo de um sistema, o sistema do mundo, cujo deciframento significa a salvação. Em outras palavras, o microcosmo esquematizado numa fórmula, em um gráfico. Um sistema de correspondências projeta o plano do universo, assim como os meios de libertação, nesse plano de desenhista ou de arquiteto nesta pintura ou jóia. E a estrela de cinco pontas, o signo de Salomão, era o que usava o Rei gravado em seu anel.


O fato das duas mães e a sabedoria de Salomão
No primeiro livro dos Reis encontramos uma história muito conhecida, e que ouvimos já muitas vezes sobre duas mulheres, mães solteiras, que naquele tempo, ter um filho fora do casamento tinha consequências graves para a mulher. Ela estaria desamparada, por sua família, sua manutenção era precária, sozinhas na época, sem trabalho digno era quase impossível de sobreviver, geralmente caiam na prostituição como meio de sustento próprio e de seus filhos.
No primeiro livro dos Reis.3,16-28, presenciamos o Rei Salomão, rei considerado sábio, julgando a causa de duas mulheres. Estas mulheres moravam juntas, eram prostitutas, ambas haviam tido filho recentemente.

“16 Então vieram duas mulheres prostitutas ter com o rei, e se puseram diante dele.
17 E disse-lhe uma das mulheres: Ah, meu senhor! eu e esta mulher moramos na mesma casa; e tive um filho, estando com ela naquela casa.
18 E sucedeu que, no terceiro dia depois de meu parto, também esta mulher teve um filho. Estávamos juntas; nenhuma pessoa estranha estava conosco na casa; somente nós duas estávamos ali.
19 Ora, durante a noite morreu o filho desta mulher, porquanto se deitara sobre ele.
20 E ela se levantou no decorrer da noite, tirou do meu lado o meu filho, enquanto a tua serva dormia, e o deitou no seu seio, e a seu filho morto deitou-o no meu seio.
21 Quando me levantei pela manhã, para dar de mamar a meu filho, eis que estava morto; mas, atentando eu para ele à luz do dia, eis que não era o filho que me nascera.
22 Então disse a outra mulher: Não, mas o vivo é meu filho, e teu filho o morto. Replicou a primeira: Não; o morto é teu filho, e meu filho o vivo. Assim falaram perante o rei.
23 Então disse o rei: Esta diz : Este que vive é meu filho, e teu filho o morto; e esta outra diz: Não; o morto é teu filho, e meu filho o vivo.
24 Disse mais o rei: Trazei-me uma espada. E trouxeram uma espada diante dele.
25 E disse o rei: Dividi em duas partes o menino vivo, e dai a metade a uma, e metade a outra.
26 Mas a mulher cujo filho em suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah, meu senhor! dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. A outra, porém, disse: Não será meu, nem teu; dividi-o.
27 Respondeu, então, o rei: Dai à primeira o menino vivo, e de modo nenhum o mateis; ela é sua mãe.
28 E todo o Israel ouviu a sentença que o rei proferira, e temeu ao rei; porque viu que havia nele a sabedoria de Deus para fazer justiça.” (1 Reis 3,16-28) Bíblia Almeida.

O que o fato nos conta é que uma mãe é capaz de dar seu filho a outra mulher ao deixá-lo morrer.
Embora fossem mulheres prostitutas, considerada, desprezíveis e inferiores na sociedade israelita, mesmo assim o Rei Salomão as atendeu, e julgou sua causa com justiça, e seu julgamento foi dirigido por Deus, por que a sabedoria que havia na vida de Salomão era divina, doada por Deus e não humana. Aquela mãe, mesmo sendo prostituta, recebeu seu bebê, novamente em seus braços.

Ensinamento:
Creia em Deus confie sua vida Nele. Deus te dará vitórias na  caminhada da vida. Não estarás só.












Nenhum comentário:

Postar um comentário