sexta-feira, 22 de abril de 2016

Mibsan Alvarenga - O Dom de Riqueza

Capacidade dada por Deus para adquirir riquezas



Ec 5.19 – “Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.”

O dom de adquirir riquezas é uma capacidade dada por Deus de: para Conquistar bens; para ajuntar e não perder; encontrar caminhos e resultados positivos como ninguém!
Sempre ter um imã que atraia bons negócios e logicamente conquistar a porção reservada pelo Senhor.

O texto diz que este dom nos impulsiona a receber a nossa porção, diferente a cada pessoa, mas é e esta é a nossa riqueza. Sempre existe uma porção para cada uma de nossas conquistas.

O importante é saber que não sonharemos além, nem viveremos menos daquilo que Deus nos deu por promessa. Seremos prósperos e conquistaremos a riqueza que está reservada a cada um, como porção pessoal. A nossa riqueza não é segundo um padrão do mundo, mas sim, segundo a nossa porção em Deus.


Nosso inimigo tenta nos impedir de viver as promessas com três ações básicas:

1º) INGRATIDÃO E ORGULHO: não reconhecemos de onde veio a promessa, os livramentos, as bênçãos e milagres.

2º) AVAREZA PARA COM DEUS: não entregando os valores devidos por votos, os dízimos, ofertas alçadas de gratidão.

3º) MISÉRIA ESPIRITUAL: damos valores sempre ao material, achando que é mais importante que o Espiritual, julgamos a matéria (roupas, grifes, marcas) e esquecemos da comunhão com o Deus.
Precisamos tomar atitudes para recebermos esse Dom:

SABER RECEBER: Você sabe? Você valoriza?

Fp 4.18 – “Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus.”

É uma virtude, Deus te dará coisas pequenas e coisas grandes, Deus moverá pessoas para te abençoar e o Senhor te mostrará esse segredo maravilhoso, com o qual Ele quer te suprir. O suprimento d’Ele vem da maneira e na condição que Ele estabeleceu.

SER LIBERAL PARA COM O SENHOR

Pv 11.24 – “A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.”
Ananias e Safira em Atos 5, eles retiveram e trouxeram morte para si mesmos. Sempre ouve aos ouvidos: “Segure, retenha!”

O Inimigo sabe que se ele fizer você segurar e você reter ele vai impedir o seu crescimento, o seu avanço, te colocando em miséria.

ENTENDER A IMPORTÂNCIA DO PODER FINANCEIRO

Ec 10.19 – “O festim faz-se para rir, o vinho alegra a vida, e o dinheiro atende a tudo.”

I Rs 3.13 – “Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias.”
É um princípio de sabedoria. O dinheiro atende a tudo!

Tem muita gente interpretando a Bíblia erroneamente em I Tm 6.10, dizendo: “Ah, mas o dinheiro é a raiz de todos os males.”
O dinheiro é a raiz de todos os males quando eu sirvo ao dinheiro, mas quando eu pego o dinheiro e coloco ao meu serviço, quando eu pego o dinheiro e coloco a serviço da obra de Deus, a serviço da minha família, o dinheiro acaba sendo uma grande bênção.
Deus quer te dar poder financeiro para você realizar, desfrutar e também para abençoar a Obra de Deus.
As bênçãos virão sobre a tua vida, preste atenção para elas:

1º) NÃO DEPENDO DE HOMENS: meu sustento virá do Senhor!

2º) O DESFRUTAR DAQUILO QUE É O MEU LUCRO: terei abundancia!

3º) PRODUTIVIDADE ALÉM DA MÉDIA: diferencial nos dias maus!

4º) SEMPRE UM PROJETO PARA DEUS: ajudar e manter a obra de Deus!5º)
A PROSPERIDADE EM TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA: emocional, espiritual e financeira!



RIQUEZAS: UM DOM DE DEUS
Boa noite, Igreja! Graça e paz! Boa noite, abençoados! Vamos aplaudir ao Senhor (palmas da Igreja). Só Ele é Digno do seu louvor e do seu aplauso. Existem homens que querem ser adorados como Deus, mas ninguém tem este direito. Inclusive existe um que se diz “Jesus Cristo homem”, mas nós não recebemos isto. Jesus é Espírito e habita em nós. Ponto. O que estiver fora disto não condiz com a Palavra.
Você que está diante deste estudo saiba que o melhor de Deus está por vir sobre a sua vida. Creia e descanse no Senhor, pois Ele é fiel!
Peço que anotem o tema deste estudo, que é o nosso Apostolado de n.º 183: “RIQUEZAS: UM DOM DE DEUS”.
Nosso versículo de abertura está em Eclesiastes 5:19:
“E quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e bens, e poder para desfrutá-los, receber o seu quinhão (sua parte), e se regozijar no seu trabalho, isso é dom de Deus.”
Igreja do Senhor, mais que vencedores em Cristo, novas criaturas (não pecadores), povo de fé ativada:
Nós vemos aqui que a pessoa a quem Deus deu riquezas e bens, e poder para desfrutar deles, recebeu do Senhor um dom. Então podemos ver que Deus é fiel para pegar uma pessoa, lhe dar bens, riquezas e poder para desfrutá-las. Aliás, logo veremos o que significa este poder de desfrutar.
Eu quero que vocês entendam através desta mensagem que as riquezas, ao contrário do que o sistema religioso ensinou, não são uma maldição. Por muito tempo foi ensinado que ser rico significava estar separado de Deus, que desejar riquezas era “coisa do diabo”, etc. Inclusive, existem segmentos do sistema religioso que fazem voto de pobreza, como se ser pobre fosse sinal de humildade. Grande engano este, meus amados, pois a humildade não está no que temos ou deixamos de ter. A humildade está dentro da pessoa (ou não), independente de sua vida financeira. Existe muita gente rica que é humilde e muito pobre que é “metido à besta”, não é verdade? (risos da Igreja).
Então, faz-se necessário entender que as riquezas são um dom maravilhoso de Deus e que não há nenhum mal em querer ser rico. Existem, porém, algumas características, alguns detalhes, que precisamos conhecer para que este dom se manifeste em nossa vida.


O mal das riquezas se dá quando a pessoa as põe acima de Deus; quando ela acha que a solução para sua vida é o dinheiro, aí sim está o mal. Tanto que a Palavra diz que “o amor ao dinheiro é raiz de todos os males” (1ª Timóteo 6:10). Não é o dinheiro que é o mal, mas sim a idolatria e o amor a ele. Quantas vezes nós ouvimos das pessoas ao evangelizar que “meu deus é o meu dinheiro no bolso!”. Só que está cheio de gente aí se matando por servir a “mamom” (riquezas – Mateus 6:24), que é o dinheiro, que é este sistema financeiro que está indo de mal a pior! Só Deus pode salvar o sistema financeiro deste mundo. E o que está acontecendo no mundo hoje, esta queda das bolsas de valores, este desespero mundial, é para mostrar que o poder não está em dinheiro nenhum, mas em Deus! (a Igreja glorifica). Deus permite tudo isto para dizer: “O poder está comigo! Vocês pensam que estão ricos e detém o poder? O poder está em minhas mãos!”. Então entendam: o dinheiro não é o mal. Só não podemos amá-lo. Porém, ser ambicioso positivamente, desejar ter dinheiro não é mal. Aliás, é muito ruim uma pessoa que não é ambiciosa. “Mas apóstolo, o senhor está dizendo que eu tenho que ter ambição?”. É exatamente isso. Porque é a ambição, dentro de uma determinada medida, que vai te fazer alcançar o que você deseja. Agora, note que esta ambição não pode estar acima do Reino de Deus. Este é o limite. Nós temos que ter uma ambição “controlada”, ou seja, no sentido de “eu desejo isto e vou alcançar, pois eu tenho um objetivo”. Não podemos desejar as riquezas de forma vazia, só para simplesmente desfrutar delas. Temos que ter um alvo, e preferencialmente que este alvo seja voltado para o Reino.
Amados, as riquezas são um dom de Deus e nós temos direito a elas. Temos que buscar este dom:
“Mas procurai com zelo os melhores dons...” (1ª Coríntios 12:31a)
“Ah, pastor, mas neste contexto Paulo fala dos dons ministeriais!”. Sim, neste contexto ele fala de dons do Espírito para o ministério. Mas as riquezas não são um ótimo dom de Deus? Então, o que me impede de buscá-las, incluindo-as neste texto? Busquemos os melhores dons!
Nesta busca está inclusa a busca da sabedoria para alcançar riquezas. Para se ter o dom das riquezas, é necessário que tenhamos antes sabedoria. Não pense que as riquezas virão de qualquer maneira para você. Busque a sabedoria, portanto, em Deus e a sabedoria secular também. Tem um abençoado aqui que quer abrir um negócio e já me falou vai passar um sábado inteiro estudando no SEBRAE para adquirir a sabedoria para o negócio que ele almeja. Porque a grande maioria dos negócios que são abertos não se desenvolve, não vinga e fecha? Porque não se buscou sabedoria para abrir o negócio. Daí se escolhe algo que não é comercial, se escolhe um ponto ruim e pronto. Tudo dá errado. É quase impossível sair do nada e se tornar um grande empresário sem ter buscado sabedoria antes. E nós temos ainda a grande vantagem de ter, além da sabedoria secular, aquela que vem de Deus!
Salomão pediu sabedoria a Deus e recebeu, por isso, também as riquezas:
“Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria.” (1º Reis 10:23)
(Veja a história em 2º Crônicas 1:8-12)
Salomão poderia pensar antes nas riquezas, mas ele buscou sabedoria. Entendemos com isso que é necessário ter sabedoria para receber as riquezas da parte de Deus.
O dom das riquezas é um dos que mais trazem benefícios para o Reino de Deus. Porque é através da riqueza do povo de Deus que a Palavra corre e o reino avança. O que é que paga o programa de televisão, a rádio, os panfletos, a Internet, etc.? Então, quanto mais riquezas os eleitos de Deus têm, mais eles vão semear e mais a Palavra de Deus vai avançar e ser conhecida. Nós temos projeto de chegarmos a pregar na TV, por exemplo, mas para isto precisamos de dinheiro. Como vivemos num capitalismo selvagem, tudo é dinheiro! Quisera eu não precisar de dinheiro, mas precisamos e enquanto o povo de Deus não entender que pode ser rico, que pode buscar este dom, pois é nosso direito, a Palavra vai ficar parada.
Às vezes vocês podem pensam: “Mas apóstolo, hoje está difícil para mim, estou ganhando salário...”. Queridos, não importa quanto vocês ganham hoje. Vocês podem ganhar quanto quiserem amanhã! “Ah, mas isto não é para mim, pastor”. Se você diz que esta palavra não é para você, o que eu posso fazer? Se está satisfeito com o que ganha hoje, amém. Mas quero que você entenda que as riquezas são para todos nós. É um dom de Deus!
Nós temos muitos projetos tremendos, mas demanda muito custo para realizá-los. Enquanto não tivermos grandes riquezas, estes projetos não irão adiante.
Bem, meus irmãos, o PRIMEIRO PASSO para alcançarmos as riquezas após termos buscado a sabedoria é pedirmos a Deus, reivindicando nossos direitos em Cristo. É isto que Deus quer de nós, na verdade.
“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças.” (Filipenses 4:6)


Você tem ido a Deus pedir riquezas ou acha que elas não são para você? Tem reivindicado seus diretos em Cristo? “Não, pastor”. Então você ainda não deu o primeiro passo. A Palavra diz: “peça e lhe será dado; busque e achará; bata que a porta se abrirá” (Lucas 11:9). Irmão, tire de sua cabeça o pensamento pequeno! Tire de sua mente o pensamento negativo. Não se conforme com este mundo, com este sistema financeiro que está posto atualmente! Creia no que Deus diz que você é.
“Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito.” (Marcos 11:23)
Peça e creia! (aplausos da Igreja).
Agora, existe um detalhe: Além de pedirmos as riquezas, devemos pedir o poder para desfrutar delas:
“Um homem a quem Deus deu riquezas, bens e honra, de maneira que nada lhe falta de tudo quanto ele deseja, contudo Deus não lhe dá poder para daí comer, antes o estranho lho come; também isso é (...) grande mal." (Eclesiastes 6:2)
Não adianta, então, termos riquezas e bens e não termos poder para desfrutar deles. Existem muitas pessoas aí fora que têm bens, riquezas, mas não têm poder para usufruir delas. Teve uma pessoa aqui no Brasil que ganhou R$ 19.000.000,00 (dezenove milhões de reais) na Megasena e hoje já não tem nem dois milhões e está caminhando para ser pobre de novo. Por quê? Por não ter de Deus o poder para desfrutar deste bem. Muitos são ricos, mas se matam (a maioria dos suicidas, aliás, é formada de pessoas com bom poder aquisitivo) e isto porque não têm poder para desfrutar dos bens. Peça a Deus riquezas, bens, mas também peça poder para desfrutar destes benefícios.
Você tem autorização para pedir e reivindicar, pois Deus é dono das riquezas e você é filho e herdeiro! Você já viu (salvo exceções) um pai rico e seu filho pobre?
“Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos.” (Ageu 2:8) (aplausos da Igreja)
Herdeiros:
“E, se sois filhos, também sois herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo.” (Romanos 8:17)
Nosso testador já morreu, por isso podemos tomar posse das riquezas que fazem parte da herança.
“Pois onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador. Porque um testamento não tem força senão pela morte, visto que nunca tem valor enquanto o testador vive.” (Hebreus 9:16-17)
Nosso testador não só já morreu, como já ressuscitou! (a Igreja glorifica a Deus).
É importante sabermos que as riquezas são um dom de Deus, que somos herdeiros, que temos que pedir e crer, mas, além disso, precisamos estar aptos a receber as riquezas e desfrutar delas.
Existem algumas características que precisamos ter para estarmos aptos a receber o dom das riquezas, pois Deus não dá riquezas para qualquer um. Tem que estar preparado.


Primeira característica:
Temos que pensar em primeiro lugar no Reino, ou seja, amarmos a Obra de Deus. E buscar o Reino em primeiro lugar não é somente vir domingo à noite à reunião da Igreja, mas sim estar totalmente envolvido no Reino do Senhor!
“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

Segunda característica:
Temos que ser SEMEADORES POR EXCELÊNCIA.
"Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça." (2ª Coríntios 9:6 e 10)
Uma pergunta: quem almeja riquezas pode pensar em colher pouco? Não. Então, se não formos semeadores, não estaremos aptos a receber riquezas! “Pastor, o senhor está aproveitando a mensagem para falar de dinheiro?” Sim, estou, pois é uma característica! Afinal, como acabamos de ler, para que a nossa sementeira se multiplique (para que alcancemos riquezas), temos que ter muitas sementes plantadas. Tem gente que vai querer criticar por falarmos de dinheiro, como se nós não precisássemos de recursos financeiros para fazer a Obra! Sinceramente, eu preciso, por baixo, de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) para iniciar os projetos que temos. E se você que está lendo este estudo tem condições de semear quinhentos mil reais, faço isso, pois você vai alavancar um grande projeto em Graça, vai ver os resultados de sua sementeira e vai colher os frutos dela depois!

Resultado de imagem para existe o dom de riqueza

Terceira característica:
Temos que conhecer a Palavra, isto é, os nossos direitos.
“Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as riquezas preciosas e deleitáveis.” (Provérbios 24:3-4) (aplausos da Igreja).
Deus quer que tomemos posse de nossa herança! Creiam e busquem as riquezas. Repito: Elas são um dom de Deus!
Quero encerrar dizendo que pela fé você já é rico.
“Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza vos tornásseis ricos.” (2ª Coríntios 8:9)
Assim é, porque assim disse o Senhor!





Nenhum comentário:

Postar um comentário